O Brasil tem 13 milhões de analfabetos, número que representa 8,7% da população acima de 15 anos, acompanhada de analfabetos funcionais (aqueles que apenas conhecem letras e números, mas não leem) e somam 27%.

A cara do Brasil 1

Em vista da assertiva, parece que as indústrias de todos os matizes instaladas no país tratam com descaso suas leis. Leis que exigem das ditas, por exemplo, fornecer aos consumidores informações claras e precisas sobre os produtos que colocam no mercado. Mas, e como se dizia antigamente: “coisa pra inglês ver”. Ainda mais diante dos números acima.

Intencionalmente, não são poucas nem pequenas as indústrias que nos rótulos e embalagens de seus produtos fazem imprimir – em letras diminutas e com jogo de cores que dificultam a leitura – informações importantes; não poucas, várias que podem comprometer a saúde do desprotegido consumidor. Má fé explícita!

É pouco provável que você ainda não tenha se defrontado com esse descaso e desrespeito por parte das poderosas. Caso houvesse espaço, poderia inserir aqui inúmeros casos constatados em produtos vários encontrados em gôndolas de qualquer supermercado. A lista seria interminável.

Exemplo marcante é o da indústria dentifrícia. Dominada por multinacionais, sequer se ‘ruborizam” por colocar nas embalagens de seus cremes dentais, além das instruções de uso e precauções, informações sobre os ingredientes dos produtos – com variações – como segue: “Calcium Carbonate”, “Aqua”, “Glyceryn”, “Sodium Lauryl Sulfate”, Aroma, “Sodium Monofluorophosphate”, “Celulose Gum”, “Tetrasodium Pyrophosphate”, “Sodium Bicarbonate”, “Benzyl Alcohol”, “Sodium Saccharin”, “Sodium Hydroxide”, “Limonene”. Informações úteis para os que dominam a língua inglesa e versados em Química. Durma-se com um barulho desses!

Não bastasse a aberração, e como precaução para tornar a leitura quase impossível – além de sua compreensão, alguns fabricantes (multinacionais) fornecem aos incautos consumidores as informações mencionadas impressas em letras minúsculas; alguns na cor azul escuro sobre fundo também azul, quase no mesmo tom. Sob medida para olhos de lince!

E para arrematar, na embalagem do creme dental de uma das marcas consta um “slogan” mais que sugestivo: “ SORRISO É A CARA DO BRASIL. Ah! ”.