O Brasil recebe um novo governo com perspectiva de firmes e novos rumos em suas políticas – principalmente aquela sob a égide do Ministério da Relações Exteriores – Itamaraty.  

O possível aumento da desaceleração econômica mundial, já a partir de 2019, e as dificuldades encontradas por lideranças europeias na condução de seus países – França à frente – podem levar a Europa a uma derrocada de consequências imprevisíveis.

A globalização, já amadurecida, mas com prenúncios de questionamento sobre sua eficácia e tecnologias que continuam a desfigurar o perfil de trabalho em todas as sociedades – em maior ou menor grau – está a exigir de todas as nações um novo olhar na condução de suas políticas externa e econômica hoje interdependentes.

O Brasil continental deverá estar inserido na geopolítica mundial não como coadjuvante, mas sim como protagonista – fruto de sua condição geográfica e potencialidade econômica. Daí a importância da magnitude de sua política externa tão ou mais significativa que a doméstica.

Se você se interessa por esse assunto, sugiro a leitura de excelente artigo cujo autor é o conceituado jornalista norte-americano Thomas L. Friedman, atualmente editorialista do New York Times. Nele, aborda com rara felicidade o momento difícil por que passa a Europa política e economicamente. E alerta: quaisquer que sejam os desdobramentos, consequências imediatas para o resto do mundo se fariam sentir de imediato.

A economia mundial está globalizada, desprovida de fronteiras – onde gigantes e potências de todos os continentes tentam se defender, proteger e manter suas hegemonias –  e para países ricos (como o nosso), mas pobres (como o nosso) em termos de visão estratégica global, o artigo de Friedman pode servir de alerta para o que pode estar em gestação.

O link abaixo permite sua leitura, em língua portuguesa, na excelente tradução de George El Khouri Andolfato.

https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2018/12/20/friedman-o-fracasso-de-macron-na-franca-pode-significar-o-fim-da-europa.htm?news=true

Um Ano Novo de muitas realizações para toda a família.