Pesquisei frases natalinas e de votos de feliz ano novo, prontas, para enviá-las a você. Afinal, é o que muitos fazem na época das Festas. Encontrei apenas clichês, frios, revestidos de palavras não menos.

Ponderei sobre o universo de citações colocadas na internet para tornar as pessoas mais preguiçosas ao imaginarem que ao transcrever frases de efeito, padronizadas, cumprem com o que imaginam ser uma obrigação: os cumprimentos de fim de ano. Afinal, imagino eu, toda mensagem é única – ou deveria ser – refletindo, no caso, o que nos vai na alma.

Aos meus olhos – talvez injustamente – vejo que a comemoração do Natal – para não poucos – se resume a uma festa com troca de presentes fabricados por alguém. O significado maior da data, relegado a um segundo plano, talvez e não raro, passa ao largo de um evento regado a comes e bebes.

Claro está que se trata de uma festa de aniversário com a ausência do homenageado. Estivesse Ele presente, como seriam as homenagens? Certamente sem comemorações ao melhor estilo carnavalesco, como se observa em muitos lugares, ano após ano.

Ousaria afirmar que (quase) se trata de um “esquenta” para a virada do ano.

Assim, caro leitor(a), receba deste escriba o melhor de sua gratidão por sua presença na leitura de suas matérias – tratadas com seriedade e imparcialidade – e que visam, tão somente, expor para reflexão sua visão da realidade que nos cerca.

Comemore o Natal de acordo com suas convicções – quaisquer que sejam elas –medite sobre o que foi – ou poderia ter sido – este ano que finda e, mais, tome consciência de que nossa existência é vivida a cada dia novo a ser renovado. Até um dia!

Obrigado por estar presente em minha jornada.