alem-das-manifestacoesde-ruaNa calada da madrugada do último dia 30 foi aprovado pela Câmara dos Deputados, sob a batuta de seu presidente, o desfigurado pacote anticorrupção enviado pelo Ministério Público Federal. Menos de 24 horas depois a maioria no Senado rejeitou a tentativa de votar a matéria, em regime de urgência, capitaneada por seu presidente.

Como consequência, a população foi às ruas no domingo, revoltada com as “armações” protagonizadas por Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados e Renan Calheiros, presidente do Senado Federal.

O Brasil está mudando e os políticos, comprometidos até a medula, estão sendo encurralados pelo MPF, Polícia Federal, Receita Federal, muitos desaguando na Operação Lava Jato. Caminha-se em direção a um novo país.

“Ou o Brasil acaba coma saúva ou a saúva acaba com o Brasil”, afirmava o naturalista francês Auguste Saint-Hillaire no início do século XIX. As “saúvas” da natureza se alimentam de fungos e aquelas instaladas em Brasília, vivendo em “panelas”, de propinas e negociatas.  

Manifestações de rua são importantes, mas insuficientes. É hora de aguçarmos nosso olhar – desde já – para as eleições em 2018. Momento que – acredito – será o grande divisor de águas neste país. Não podemos depender, exclusivamente e até lá, apenas das instituições que, exemplarmente, estão trabalhando no combate às “saúvas”.

Sites governamentais, via internet, disponibilizam dados relativos à radiografia da vida política e de políticos em Brasília, estados e municípios. Uma poderosa ferramenta para esclarecer a sociedade mais desinformada sobre a realidade política brasileira. Oportunidade de divulgar-se nas redes sociais informações sobre auxílio moradia, subsídios, viagens oficiais, diárias e passagens aéreas, remuneração de servidores, despesas com assistência à saúde de parlamentares e ex-parlamentares, gastos com combustível e muito mais. Você terá acesso a tudo que um cidadão e eleitor deveria saber antes de votar. E poderá se surpreender ao conhecer a intimidade daquele “universo”.

Nossa força de divulgação é superior à da mídia e de jornalistas comprometidos. Somos milhões! Salve os portais abaixo, consulte-os, surpreenda-se e se manifeste. Trabalho de formiguinha!

Congresso: www12.senado.leg.br/ e www2.camara.leg.br/

Governos estaduais: www.saopaulo.sp.gov.br/www.rj.gov.br/

Outros estados:  www.xxx.gov.br/

(Este texto está protegido pela Lei nº 9.610/98)