Durante os últimos 12 anos – semanalmente – apreciações, análises, avaliações tem sido aqui externadas na tentativa de levar aos leitores ponderações sobre temas do momento, igualmente espelhados no blog Ponderando, que tem como filosofia “acreditar na magia da palavra escrita como elo de aproximação entre pessoas que comungam de um mesmo pensamento e fonte de oportunidades para reflexão de outras tantas que assim não pensam.”

Trata-se, portanto, de uma avenida de duas mãos. Consciente ou inconscientemente somos todos influenciados pela leitura. A palavra escrita tem o poder de formar opiniões – ou deformar informações – nos tornar críticos e reflexivos, com alcance profundo no direcionamento de nossas vidas.

 Uma palavra mal verbalizada pode ser apagada pelo tempo. A escrita, jamais! Não por outra razão a responsabilidade que recai sobre quem escreve não pode nem deve ser minimizada. Parafraseando Saint-Exupèry, em seu “O Pequeno Príncipe”: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que… escreves”. Consciente ou inconscientemente somos todos influenciados pela leitura.

O desenvolvimento tecnológico – incrementando velocidades e reduzindo tempos em todas as atividades – vem transformando o perfil do leitor. Publicações digitais ampliam o universo da leitura ampliando também a gama de opções em um único lugar. Portas mais largas abertas para os aficionados.

 O ato de ler não é um ato solitário. A interação entre autor e leitor é intrínseca. A procura por informação, conhecimento ou diversão cria uma cumplicidade ainda que temporária entre eles. A aprovação – ou rejeição – com exceções, permanecerá reservada. Mas, certamente, ambos permanecerão ativos ainda que, eventualmente, em condições diversas.  

 Esta coluna está comemorando sua seiscentésima edição.

Tem resistido ao tempo sem qualquer esforço ou obrigação, assim como o blog que lhe deu origem. A parceria com o JC tem sido incondicional, respeitosa, dentro dos preceitos que regem o bom jornalismo.

 A você, leitor, leitora, ao Jornal Cidade de Holambra, obrigado por fazerem parte de nossa história.      

 e-mail – radeathayde@ponderando.com.br