Afinal, estamos todos nas mãos de Don ou Joe, com poder para apertar um simples botão a qualquer momento, seja lá por que motivo, transformando a face da humanidade, fauna e flora. Uma exterminação em massa de populações inteiras, extinção de sociedades e culturas, terra arrasada. Um Armagedon!

A pandemia que assola o planeta há meses – sem data para terminar – continua a enlutar famílias no mundo inteiro com vidas que poderiam estar salvas, não fosse o negacionismo da covid-19 por homens investidos no poder máximo por suas sociedades. Verdadeiras bestas travestidas de salvadores da pátria que, dotados de magnetismo doentio, saciam seus egos às custas de populações indefesas, dependentes, ignorantes.

Vivemos em sociedades permissivas, de curta memória, regidas por homens cujos governos priorizam suas economias em detrimento da saúde e bem-estar de seus povos. Agem como se a ciência (economia) fosse colocada a serviço da coletividade. Sabemos que não é assim, eis que dela sempre fizeram uso para atingir seus objetivos pessoais os políticos, militares, ideólogos, religiosos de todas as origens. Não existem santos nem samaritanos quando o assunto é dinheiro e poder. E, como se sabe, um atrai o outro como imãs!

A pandemia que já infectou 36 milhões de pessoas no planeta, levou a óbito mais de um milhão delas sendo mais de 215 mil nos EUA e quase 150 mil no Brasil está custando um preço que a humanidade não precisaria pagar. Dois dos maiores negacionistas de primeira hora da covid-19 à frente de seus governos nos hemisférios norte e sul são responsáveis diretos por estes números alarmantes.

O presidente Jair Bolsonaro já é alvo de cinco representações criminais no Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, na Holanda, acusado de crime contra a humanidade e genocídio por sua atuação na pandemia, incentivando ações que aumentam o risco de proliferação do novo corona vírus.

Já seu venerado Donald Trump, após três dias internado no Hospital Walter Reed em Maryland, EUA, para tratar da contaminação, está na Casa Branca. Informações desencontradas sobre sua saúde, neste momento, não permitem melhor juízo. Os americanos não fizeram qualquer representação na Corte, em Haia, contra seu presidente! 

É este o mundo que estamos a viver!            

e-mail radeathayde@gmail.com